Os idealizadores da Aurora de Brasília plantaram acácias e carvalhos para abrigar o professor, o comerciante, o advogado, o aeroviário, o topógrafo, o animador cultural, o pastor evangélico, o marceneiro, o general, o motorista, o contador, o funcionário público, o policial, o fazendeiro, o dentista, o tabelião, o político, o corretor de imóveis, o deputado federal, o engenheiro; o administrador de empresas e outros representantes do agregado social maçônico que se formava nos primórdios de construção de Brasília, a terra prometida com as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo. Mas, todos iguais; todos os irmãos.
O nascimento da Aug... e Resp... Loja Simbólica Aurora de Brasília vem de uma necessidade imperiosa, é o resultado dos ideais maçônicos de um grupo de irmãos iniciados noutros estados da federação, que resolveram radicar-se em Brasília, nos seus primórdios, capitaneados pelo Ir.: José de Melo e Silva, que formaram uma cadeia de união e a constituíram, em 1965.
Nos primeiros anos de Brasília, muitos irmãos maçons vindos de outras partes do País, principalmente de Goiás e de Minas Gerais, não estavam filiadas às Lojas aqui existentes, que eram poucas: a Estrela de Brasília e a Atalaia, no Plano Piloto, e as Lojas União e Silêncio, em Taguatinga, e Fraternidade e Justiça II, em Sobradinho.
O Ir... José de Mello e Silva, da Estrela de Brasília, aceitou, dos irmãos ainda não filiados, o desafio e o apelo para que fosse fundada uma Loja com o título de Aurora na cidade que tem a alvorada como um de seus símbolos.
Assim nasce a 15 de março de 1965, depois de alguns meses de reuniões preliminares, a Loja Maçônica Aurora de Brasília obediente ao Grande Oriente do Distrito Federal, federada ao GOB – Grande Oriente do Brasil.