É dada ao seu Estandarte a seguinte interpretação:
O Emblema da Loja está representado em um círculo duplo.
Em seu interior, há um triângulo cuja a interpretação heráldica abaixo, simboliza as viagens iniciáticas feitas pelo homem na iniciação maçônica, ao entrar em contato com os quatro elementos da Natureza:
- TERRA: pelo Continente Sul americano e, consequentemente, o Brasil;
- AR: pela flutuação das nuvens;
- ÁGUA: pelos dois oceanos, Atlântico e Pacífico, e
- FOGO: pelo sol, fonte de luz e calor.
O Congresso Nacional e a Maçonaria (pretensão exotérica), têm a seguinte simbologia: a parte côncava, como a Tábua de Esmeralda – de Hermes: “O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.”, Significa o Equilíbrio. O Espírito Divino, a sapiência. O Anexo do Senado, dois blocos paralelos, como as Duas Colunas do Templo, é o Poder Legislativo. É o SALUS (força). Este conjunto, como aspecto, é a mais suntuosa Arquitetura de Brasília, representando o belo. É a STABILITAS (beleza).
- A Família em União – Homem, Mulher e Criança.
- Recebendo a Luz do Oriente pela Estrela Flamejante, a Aurora da vida pelo resplendor do Sol. A Aurora de um Mundo Novo, por ser Brasília a mais nova Capital no mundo. A Aurora da Esperança pelo que se propõe a Loja Maçônica Aurora de Brasília: pela Família, pela Pátria e pela Humanidade.